Motivação, liderança e desempenho
- Todas as pessoas possuem necessidades, interesses,
ambições e aspirações. Estes fatores agem como forças internas dentro de
cada indivíduo, orientando seu comportamento perante as mais variadas
situações.
- Motivação:
é a disposição espontânea em se realizar algo. Isso ocorre a partir do
momento que o indivíduo percebe que, por meio de tal realização, terá
satisfeitas suas necessidades pessoais. É preciso que o gerente saiba
estimular as pessoas para que estas alcancem a satisfação de seus
interesses por meio do contexto organizacional.
- Hierarquia
das necessidades de Maslow: é uma das teorias que buscam entender o
processo de motivação. Maslow entendia que as necessidades humanas possuem
diferentes graus de importância; as mais básicas formam a base da “pirâmide”
de necessidades, e as menos urgentes, o topo. Desta forma, as necessidades
mais baixas devem ser satisfeitas antes daquelas mais altas;
- Fisiológicas: sono, fome, sede, calor;
- Segurança: proteção contra o perigo (físico), desejo
de estabilidade (psicológico);
- Sociais: amizade, afeto;
- Estima: prestígio, status, respeito da sociedade;
- Auto-realização: criatividade, espontaneidade.
- Teoria dos
dois fatores de Herzberg: explica o comportamento das pessoas a partir
da análise de fatores higiênicos e motivacionais. Fatores higiênicos são
aqueles relacionados ao ambiente, ao salário, às condições físicas de
trabalho, necessidades estas que, caso supridas, geram apenas a não-insatisfação.
Já os fatores motivacionais estão ligados às atividades em si, ao conteúdo
do cargo e às tarefas realizadas pelo indivíduo. Neste caso, quando os
fatores forem ótimos, os mesmos resultam em satisfação.
ATENÇÃO:
Lembre-se que fatores higiênicos ótimos resultam apenas em não-insatisfação, ou
seja, o indivíduo não vai ficar insatisfeito, mas também não ficará satisfeito.
Receber o salário em dia (fator higiênico), por exemplo, não deixa ninguém satisfeito,
motivado, visto que se trata de uma obrigação da empresa. Porém, caso isso não
ocorra, aí sim haverá uma grande insatisfação.
- Modelo
contingencial de Vroom: salienta que a motivação em um cargo deriva da
relação entre as expectativas individuais de cada um (dinheiro, por
exemplo) e as recompensas advindas com seu trabalho e esforço (salário).
Assim, caso o indivíduo acredite que o que recebe está sendo menor que seu
esforço, logicamente ficará insatisfeito.
- Liderança: é
o uso da influência interpessoal para conduzir um grupo à consecução de
determinado objetivo. A liderança varia não só de acordo com as
características pessoais do líder, mas também conforme a situação em si. Os
liderados só irão seguir o líder caso percebam que desta forma podem
alcançar seus objetivos.
- Estilos de
liderança:
- Autocrática: todas as decisões, diretrizes e divisões
de tarefas partem do líder;
- Liberal: as decisões, diretrizes e divisões de
tarefas partem dos próprios subordinados. Há uma total liberdade e o
líder apenas comenta algo caso seja questionado;
- Democrática: as decisões, diretrizes e divisões de
tarefas são decididas pelo grupo, com a participação efetiva do líder.
ATENÇÃO: Um
líder geralmente utiliza todos os três estilos de liderança, variando conforme
a situação, as circunstâncias e as características dos subordinados.
Existem 3 abordagens de lideranças: Traços de Personalidade ( traços físicos, intelectuais, sociais e relacionados a tarefa), Estilos de liderança (comportamentais e a liderança pode ser aprendida)que são essas em tela: Autocratica, democratica e liberal e a Contingencial (também conhecida como Situacional) veio para preencher a lacuna deixada pelas demais, onde o lider deve agir de acordo com as situações apresentadas pelo ambiente. As teorias são: Modelo de Fiedler; Teoria caminho-meta ou caminho-objetivo; Teoria 3-D de eficácia gerencial de Reddin e Continuum de Liderança de Schimdt Tannenbaum e Schid; Teoria situacional - Hersey e Blanchard;
ResponderExcluirTemos também Abordagens emergentes da liderança
Liderança Carismática;
Liderança Transancional (Caí em prova)
Liderança Transformacional
ainda tem outras classificações de liderança.
Fonte: Chiavenato (2014, Adm Publica e Geral para concursos)
Ribas e Salim (2015, Gestão de Pessoas para concursos)