Motivação, liderança e desempenho

  • Todas as pessoas possuem necessidades, interesses, ambições e aspirações. Estes fatores agem como forças internas dentro de cada indivíduo, orientando seu comportamento perante as mais variadas situações.

  • Motivação: é a disposição espontânea em se realizar algo. Isso ocorre a partir do momento que o indivíduo percebe que, por meio de tal realização, terá satisfeitas suas necessidades pessoais. É preciso que o gerente saiba estimular as pessoas para que estas alcancem a satisfação de seus interesses por meio do contexto organizacional.

  • Hierarquia das necessidades de Maslow: é uma das teorias que buscam entender o processo de motivação. Maslow entendia que as necessidades humanas possuem diferentes graus de importância; as mais básicas formam a base da “pirâmide” de necessidades, e as menos urgentes, o topo. Desta forma, as necessidades mais baixas devem ser satisfeitas antes daquelas mais altas;
    • Fisiológicas: sono, fome, sede, calor;
    • Segurança: proteção contra o perigo (físico), desejo de estabilidade (psicológico);
    • Sociais: amizade, afeto;
    • Estima: prestígio, status, respeito da sociedade;
    • Auto-realização: criatividade, espontaneidade.


  • Teoria dos dois fatores de Herzberg: explica o comportamento das pessoas a partir da análise de fatores higiênicos e motivacionais. Fatores higiênicos são aqueles relacionados ao ambiente, ao salário, às condições físicas de trabalho, necessidades estas que, caso supridas, geram apenas a não-insatisfação. Já os fatores motivacionais estão ligados às atividades em si, ao conteúdo do cargo e às tarefas realizadas pelo indivíduo. Neste caso, quando os fatores forem ótimos, os mesmos resultam em satisfação.

ATENÇÃO: Lembre-se que fatores higiênicos ótimos resultam apenas em não-insatisfação, ou seja, o indivíduo não vai ficar insatisfeito, mas também não ficará satisfeito. Receber o salário em dia (fator higiênico), por exemplo, não deixa ninguém satisfeito, motivado, visto que se trata de uma obrigação da empresa. Porém, caso isso não ocorra, aí sim haverá uma grande insatisfação.

  • Modelo contingencial de Vroom: salienta que a motivação em um cargo deriva da relação entre as expectativas individuais de cada um (dinheiro, por exemplo) e as recompensas advindas com seu trabalho e esforço (salário). Assim, caso o indivíduo acredite que o que recebe está sendo menor que seu esforço, logicamente ficará insatisfeito.

  • Liderança: é o uso da influência interpessoal para conduzir um grupo à consecução de determinado objetivo. A liderança varia não só de acordo com as características pessoais do líder, mas também conforme a situação em si. Os liderados só irão seguir o líder caso percebam que desta forma podem alcançar seus objetivos.

  • Estilos de liderança:
    • Autocrática: todas as decisões, diretrizes e divisões de tarefas partem do líder;
    • Liberal: as decisões, diretrizes e divisões de tarefas partem dos próprios subordinados. Há uma total liberdade e o líder apenas comenta algo caso seja questionado;
    • Democrática: as decisões, diretrizes e divisões de tarefas são decididas pelo grupo, com a participação efetiva do líder.

ATENÇÃO: Um líder geralmente utiliza todos os três estilos de liderança, variando conforme a situação, as circunstâncias e as características dos subordinados. 

Um comentário:

  1. Existem 3 abordagens de lideranças: Traços de Personalidade ( traços físicos, intelectuais, sociais e relacionados a tarefa), Estilos de liderança (comportamentais e a liderança pode ser aprendida)que são essas em tela: Autocratica, democratica e liberal e a Contingencial (também conhecida como Situacional) veio para preencher a lacuna deixada pelas demais, onde o lider deve agir de acordo com as situações apresentadas pelo ambiente. As teorias são: Modelo de Fiedler; Teoria caminho-meta ou caminho-objetivo; Teoria 3-D de eficácia gerencial de Reddin e Continuum de Liderança de Schimdt Tannenbaum e Schid; Teoria situacional - Hersey e Blanchard;

    Temos também Abordagens emergentes da liderança
    Liderança Carismática;
    Liderança Transancional (Caí em prova)
    Liderança Transformacional

    ainda tem outras classificações de liderança.

    Fonte: Chiavenato (2014, Adm Publica e Geral para concursos)
    Ribas e Salim (2015, Gestão de Pessoas para concursos)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...