Compras

  • Conceito: diz respeito aos processos de localização de fornecedores, cotação e aquisição de materiais, acompanhamento da ordem de fornecimento e recebimento dos mesmos.

  • Objetivo: manter suprida a organização por meio da aquisição da quantidade certa de materiais, no tempo preciso, com a qualidade desejada e por um preço competitivo.

  • Seleção de Fornecedores: antes de optar por um ou outro fornecedor, a empresa deve analisar uma série de fatores, como preço, qualidade, prazos oferecidos, a regularidade do fornecedor em oferecer aquele material, serviços de assistência técnica, entre outros aspectos.

ATENÇÃO: Embora seja fundamental, o preço não é o único fator levado em conta na escolha de um fornecedor.

ATENÇÃO: A empresa deve construir uma relação de confiança e parceria com seus fornecedores. Em outras palavras, o negócio deve ser bom para ambas as partes (ganha-ganha).

  • Centralização X Descentralização: quando as compras são feitas de forma centralizada, tudo é realizado por um único departamento. Já quando há a descentralização, estas atividades são feitas por várias unidades.
    • Vantagens da Centralização: menores custos e melhores condições de pagamento, maior homogeneidade, melhor controle;
    • Vantagens da Descentralização: maior agilidade, mais flexibilidade, melhor resposta a situações de emergência.

  • Tipos de Fontes de Materiais:
    • Única: como o próprio nome já diz, é quando há apenas um único fornecedor para determinado produto desejado;
    • Múltipla: há vários fornecedores oferecendo o mesmo produto;
    • Simples: até há outros fornecedores, mas por razões estratégicas, na busca pela construção de uma parceria de longo prazo, a empresa opta por comprar exclusivamente de um único fornecedor.

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