Qualidade em Prestação de Serviços
- A qualidade é hoje uma das maiores vantagens
competitivas de uma organização, pois é capaz de proporcionar clientes
mais satisfeitos e fidelizados, uma melhor imagem institucional e,
consequentemente, maior lucratividade.
- Atualmente, é preciso enxergar cada cliente como um
ser individual, dotado de suas particularidades. Isso significa dizer que
sua satisfação dependerá da personalização de suas preferências e
necessidades pessoais.
- Cada cliente considera o seu problema o mais
importante, por isso é imprescindível que lhe seja oferecido um atendimento
personalizado.
- Níveis de qualidade de serviços:
- Serviço principal: é a necessidade central do
cliente;
- Serviço esperado: é o que o cliente espera
receber;
- Serviço ampliado: é oferecer algo de uma forma
superior ao que normalmente é esperado;
- Serviço potencial: é oferecer o suprimento de uma
necessidade congênere.
- É preciso tratar o cliente como ele deseja ser
tratado, e não como o atendente gostaria de ser.
- Nesse sentido, algo fundamental em um atendimento é
a empatia, que nada mais é do que a disposição em se colocar no lugar do
outro e de tentar enxergar a situação com os “olhos” do cliente.
- Postura e apresentação pessoal são elementos muito
importantes em um atendimento, uma vez que a primeira impressão é uma
grande oportunidade de criação de uma imagem positiva da empresa. Usar
roupas apropriadas, limpas e bem passadas, por exemplo, se torna quase que
uma obrigação.
- No processo de comunicação com o cliente, o
atendente deve passar uma mensagem clara e direta, evitando distorções e
interpretações divergentes. Entretanto, essa objetividade deve ser passada
de forma cortês e gentil, pois ser direto e objetivo não significa ser
rude ou mal educado.
- A tolerância é outra necessidade básica para um
atendente profissional. Em um mundo cada vez mais complexo e cosmopolita,
é importante respeitar as opiniões, crenças e individualidades de cada um,
mesmo que o atendente não concorde ou não se identifique com tal
realidade.
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