Relações Humanas

  • Conceito: são as interações desenvolvidas entre duas ou mais pessoas e seus grupos sociais.

  • Em razão da complexidade do ser humano e das individualidades de cada um, é extremamente importante que o administrador compreenda a natureza destas relações.

  • Uma eficaz gestão de pessoas pode garantir singulares vantagens competitivas para a empresa.

  • A Escola das Relações Humanas surgiu após a Crise de 1929. Tal período, marcado pela pior recessão econômica do século XX, foi caracterizado por fortes questionamentos e contestações ao capitalismo e às idéias da Teoria Clássica.

  • Foi a partir daí que estudiosos começaram a pensar na importância das relações humanas nas organizações, pois até então o homem era visto quase como uma engrenagem do sistema produtivo.

  • O início da abordagem humanista foi marcado pela Experiência de Hawthorne, a qual tinha o fim de determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários de uma fábrica. Algumas conclusões que os estudiosos chegaram:
    • As pessoas não são motivadas exclusivamente por recompensas financeiras. Pelo contrário, as principais recompensas buscadas pelos indivíduos dizem respeito à necessidade de reconhecimento e aprovação social;
    • A empresa é formada por diversos grupos informais, os quais definem suas próprias regras de comportamento, sanções e recompensas sociais;
    • Tarefas monótonas e repetitivas desestimulam os funcionários;
    • Não é a capacidade física do indivíduo que determina sua produtividade, mas sim sua capacidade de integração;
    • As pessoas não agem isoladamente, mas sim como membros de um grupo.

  • Alguns pressupostos da abordagem humanista:
    • As pessoas possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio e auto-realização;
    • Os funcionários devem participar das decisões da empresa;
    • As tarefas devem ser interessantes e estimulantes.

  • Críticas à Teoria das Relações Humanas:
    • Idéia utópica e romântica, de que todo funcionário feliz necessariamente produz mais;
    • Negação de conflitos entre funcionário e empresa, isto é, o choque de interesses entre as partes;
    • Ênfase exagerada nos grupos informais.

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